quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Consumo e Consumismo




É incrível perceber o quanto nossa sociedade está sendo influenciada a consumir marcas, nós temos essa mania de não consumirmos o produto e sim a marca que está sendo oferecida.
Segundo pesquisa feita com jovens de idade média entre 18 a 25 anos, apontou que os produtos mais consumidos entre eles são roupas, acessórios e festas, sinceramente não tenho nada contra o consumismo e nem poderia ter, já que sou uma futura Publicitária, mas vamos combinar que tem muita gente que gasta dinheiro com cada coisa viu! Um dado feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE), diz que os brasileiros gastam mais com roupas do que com livros, isso realmente é um absurdo, ou seja preferem esquecer o mais importante que é a educação e resolvem viver de aparência!
Outra coisa que muita gente também não sabe e acaba que confunde muito é a diferença entre consumo e consumismo. Consumo é quando as pessoas adquirem somente aquilo que é necessário para a sobrevivência, já o consumismo a pessoa gasta simplesmente por prazer, demasiadamente, acabam que compram produtos supérfluo. Porém essa colocação de supérfluo é muito relativa, já que enquanto um produto é supérfluo para uns, pode ser essencial na vida de outros.
Mais nem tudo esta perdido, para todo caos a uma solução e para o consumista compulsivo também a uma solução. O tratamento mais indicado para essas pessoas é a psicoterapia, que irá procurar qual a raiz do problema e aos poucos com esse tratamento a pessoa vai conseguindo parar de comprar coisas por impulso e vão aprendendo a comprar coisas que são realmente úteis para elas.

Juliana Guimarães.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário